quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Circuito Adidas reúne atletas e amadores no Aterro do Flamengo - RJ

DSC02135 (Custom)

Treze mil corredores se reuniram no dia 10 de outubro no Aterro do Flamengo para participar das provas de cinco e dez quilômetros do Circuito Estações. Logo no início da manhã, às 8h (horário da largada), o clima estava nublado, mas não desanimou os atletas.

DSC02186 (Custom)

O corredor Adair dos Santos chegou ao pódio como campeão, com a marca de 31min09, seguido pelos atletas Givaldo dos Santos e Rafael Vieira, com os tempos de 33min12 e 33min17, respectivamente. Já no feminino, Raimunda Fonseca foi quem levou a melhor ao cruzar a linha de chegada em 38min35, à frente das corredoras Viviany de Oliveira (38min40) e Neilda Norett (39min45).
Já os vencedores do percurso de cinco quilômetros, na categoria feminina e masculina, foram: Guilherme Junior (15min11); Arcmelo Alvez (15min12); Denivaldo Fonseca (15min12); Rejane da Silva (18min52); Mariana Angelo (18min55) e Francilene Souza (19min46). O objetivo do circuito é dar a chance para o corredor comparar o tempo de chegada de acordo com as diferentes condições climáticas. Assim ele poderá estipular novas metas e melhorar o condicionamento físico ao longo do ano.


DSC02173 (Custom)

O Circuito das Estações Adidas 2010, realizado nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador, voltará ao Rio de Janeiro no próximo dia cinco de dezembro.

Atividade física reduz pressão arterial e pode eliminar o uso de medicamentos

Nas pessoas com hipertensão, a atividade física ajuda a reduzir a pressão arterial, a dose de medicamento, chegando mesmo a eliminar a necessidade de usá-los, além de controlar outros fatores de risco, normalmente associados à hipertensão, como obesidade, colesterol, diabetes e estresse.


Antes de começar a atividade física, o ideal é fazer um teste ergométrico, principalmente, se tiver outros fatores de risco cardiovasculares associados. A supervisão médica, durante as sessões de exercício, não é necessária, a não ser que o hipertenso tenha alguma doença no coração. Mas, se for acompanhado por um professor de educação física, desenvolverá um trabalho mais eficiente, completo e com menos riscos à sua saúde.


Fonte: SOCESP - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo